PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Apaixone-se pela vida

Desenvolvemos as respostas de acordo com a metodologia
5W2H, para deixar mais claro os objetivos e propósitos do programa.

O QUE?

Programa permanente de prevenção do suicídio do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental.

POR QUE?

Alto índice de suicídio e com crescente aumento necessita de meios e formas de auxiliar aquele que pensa ou tenta o suicício. O Batuíra, junto com toda a sociedade, apresenta um Programa próprio e específico para um atendimento que já é feito durante toda a sua existência com os pacientes em tratamento na Entidade. E agora expande esse Programa para além dos seus pacientes, buscando alcançar seus familiares e também todo o corpo de funcionários e igualmente seus familiares, toda a comunidade que frequenta o Batuíra e demais pessoas que possam a ser beneficiadas pelo Programa.

ONDE?

O Programa será desenvolvido nas dependências do Instituto ou em parceria com outras Entidades.

QUANDO?

O Programa de prevenção acontecerá durante todo o ano.

QUEM?

O Programa de prevenção do suicído do Batuíra estará vinculado diretamente com a Diretoria Executiva da Entidade. É ela quem determinará e avaliará os resultados alcançados e também as próximas ações a serem desenvolvidada junto com um Grupo de Trabalho criado especificamente para conduzir o Programa. Esse Grupo de Trabalho será formado por voluntários do Instituto, Empresas apoiadoras do Programa, funcionários da Entidade e pessoas convidadas. Todos os participantes serão previamente aprovados pela Diretoria Executiva para fazerem parte do Programa.

COMO?

As ações a serem desenvolvidas, além das futuras sugestões, serão inicialmente as seguintes:

a) Palestras aos pacientes alertando sobre o suicídio e como buscar ajuda, pelos menos, 1 vez ao mês e fará parte do tratamento oferecido;

b) Palestras aos familiares dos pacientes durante a reunião semanal, com abordagem direta e clara na busca da prevenção do suicídio e formas de ajudar aos próprios familiares, com distribuição de panfletos e convidando para procurem ajuda na comunidade e no próprio Batuíra. Os voluntários que fazem parte do Programa Apaixone-se pela vida são convidados a participarem desse reunião semanal e terão alguns minutos para apresentarem o material;

c) Educação continuada aos funcionários do Instituto fazendo parte dos treinamentos de forma mensal na prevenção do suicídio, ministrado pelos próprios funcionários que fazem parte do Programa com distribuição de material;

d) Expansão do Programa de prevenção do suicídio para familiares dos funcionários, com distribuição de panfletos e convidando para procurem ajuda na comunidade e no próprio Batuíra. Atendimento serão prestados pelos voluntários que já realizam Atendimento Fraterno na Entidade e que fazem parte do Programa Apaixone-se pela vida. Campanhas direcionadas via WhatsApp e sugerindo replicar para familiares e amigos.

e) Reuniões Públicas pelo menos uma vez ao mês nos domingos e nas quintas-feiras abordando o tema suicídio com embasamento na Doutrina dos Espíritos.
f) Quando convidado por alguma outra Entidade a apresentar o tema de prevenção do suicídio.

g) O Programa terá sua divulgação nas mídias sociais, site, mural e cartazes expostos pela entidade, atingindo todos os setores da Entidade.

QUANTO?

Os custos referentes ao Programa de prevenção do suicídio serão todos realizados pelo Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental assim como toda a arrecadação proveniente de doações para o Programa serão incorporados a Entidade.